Volume 8  |  número 1

Resumo

Esta pesquisa investigou em que medida a equivalência entre personagens e marcas pode influenciar a escolha por alimentos. Também buscou-se verificar a estabilidade da formação de classes e transferência de função. 11 crianças pré-escolares foram submetidas a um procedimento de emparelhamento com o modelo para a formação de duas classes de equivalência (A1B1C1 e A2B2C2) na qual uma continha um personagem de que ela gostava (A1) e outro de que ela não gostava (A2). Os demais estímulos eram figuras geométricas (B1 e B2) e símbolos abstratos (C1 e C2). Após a formação de classes, foram conduzidos três testes de escolha e preferência que consistiam em oferecer aos participantes dois alimentos idênticos em embalagens com rótulos diferentes. No Teste 1, os rótulos eram C1 e C2; No Teste 2, C2 e um símbolo novo; e no Teste 3, C1 e um outro símbolo novo. Após duas semanas, estes testes, assim como os de formação de classes de equivalência, foram repetidos. A maioria das crianças escolheu e demonstrou preferência pelo alimento com o símbolo equivalente ao personagem de que ela gostava (C1). Os Testes 2 e 3 foram inconclusivos. Os testes de manutenção indicaram estabilidade na formação das classes e transferência de função. Conclui-se que a equivalência de estímulos é um paradigma comportamental útil para investigação de atitudes e preferências por produtos.

Palavras-chave: equivalência de estímulos, transferência de função, manutenção das classes de equivalência, escolhas e preferência alimentares, personagem, crianças.

Abstract

This study investigated to what extent equivalence between cartoon character and brand can influence food choice. Also sought to verify the stability of formation of classes and the transfer of function. Eleven Preschool children formed two equivalence classes (A1B1C1 and A2B2C2) in which one class had a liked character (A1) and the other a disliked character (A2). e other stimuli were geometric figures (B1 and B2) and abstract symbols (C1 and C2). Three preference tests were conducted where the children had to choose from two samples of the same snack, differing only by the label on the packaging. In Test 1 the labels were symbols C1 and C2; in Test 2, C2 and a new symbol; and in Test 3, C1 and the other new symbol. A er two weeks were repeated these tests and the equivalence test. Most children chose first, and reported to like more, the snack labeled with the symbol equivalent to the liked character. e Tests 2 and 3 were inconclusive. e maintenance tests demonstrated the formation of equivalence classes and transfers of functions were stable. It has concluded that stimulus equivalence is a useful paradigm to a behavioral investigation of attitudes and preferences for products.

Keywords: stimulus equivalence, transfer of function, Maintenance of equivalence classes, food choice and preference; cartoon character, children.

Resumen

Esta investigación estudió en qué medida la equivalencia entre personajes y marcas puede influenciar la elección de alimentos. También se buscó verificar la estabilidad de la formación de clases y transferencia de función. 11 niños prescolares formaron dos clases de equivalencia (A1B1C1 E A2B2C2) en que una contenía un personaje que le gustaba (A1) y otro que no le gustaba (A2). Los demás estímulos eran figuras geométricas (B1 y B2) y símbolos abstractos (C1 y C2). Después, fueron conducidos tres testes de elección y preferencia que consistían en ofrecer a los participantes dos alimentos idénticos en embalajes con rótulos diferentes. En el teste1, los rótulos eran C1 y C2, en el teste 2, C2 y un símbolo nuevo; y en el test 3, C1 y otro símbolo nuevo. Después de dos semanas estos testes, así como los de equivalencia, fueron repetidos. La mayoría de los niños escogió y demostró preferencia por el alimento con el símbolo equivalente al personaje que le gustaba (C1). Los testes 2 y 3 no fueron conclusivos. Los testes de manutención indicaron estabilidad en la formación de clases y transferencia de función. Se concluye que la equivalencia de estímulos es un paradigma conductual útil para la investigación de actitudes y preferencias por productos.

Palabras-clave: equivalencia de estímulos, transferencia de función, manutención de las clases de equivalencia, elecciones y preferencias alimentares, personaje, niños.

 

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Manutenção das classes de equivalência e transferência de função: uma investigação por meio de escolhas alimentares de crianças

Silvana Lopes dos Santos, Julio Cesar Coelho de Rose

 

doi: 10.18761/pac.2016.022

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