Volume 7  |  número 2

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Treino de comportamentos de intimidade para terapeutas em processo de formação em Psicoterapia Analítica Funcional

Mariana Sampaio de Almeida, Angela de Loyola e Silva Runnacles, Jocelaine Martins da Silveira

 

doi: 10.18761/pac.2016.020

Resumo

O presente estudo veri ca os efeitos de um treino de comportamentos de intimidade no repertório comportamental de terapeutas em formação. O método consiste na aplicação de um treino, com duração de cinco horas, ministrado por uma terapeuta com experiência no ensino da FAP. Os participantes são seis graduandos de Psicologia de uma Universidade. O treino é programado e avaliado quanto ao desenvolvimento de comporta- mentos ligados ao “saber que” e ao “saber como”. A análise dos dados consiste na avaliação de medidas pré-treino e pós-treino, nas quais os participantes descrevem comportamentos de intimidade que um terapeuta FAP pode emitir no contexto terapêutico e participam de um cenário de role-playing de um contexto terapêutico, no qual recebem a tarefa de emitir comportamentos de intimidade. Os resultados indicam que o treino promove melhoras na emissão de comportamentos ligados ao “saber que”. Alguma melhora nos comportamentos ligados ao “saber como” é obtida, especialmente no comportamento de dirigir ações sob controle das variáveis relevantes do aqui/agora da sessão, ainda que não de maneira satisfatória. A replicação do treino é encorajada com a utilização de diferentes métodos de avaliação. Os métodos de avaliação de resultados de treinos de terapeutas FAP são discutidos e são fornecidas algumas diretrizes para estudos futuros.

Palavras-chave: treino de terapeutas, intimidade, psicoterapia analítica funcional, supervisão.

 

Abstract

This study veri es the e ects of a training for intimate behavior in the behavioral repertoire of therapists in training. e method consists of applying a training that lasts ve hours, taught by a therapist with experience in the teaching FAP. e participants consist of six undergraduate students of Psychology from an university. e training is planned and evaluated for the development of behaviors linked to “know that” and “know how”. Data analysis consists of the evaluation of pre-training measures and post-training measures, in which participants describe behaviors of intimacy that a FAP therapist can deliver in the therapeutic context; and participate in a role-playing scenario of a therapeutic context in which the person is given the task of issuing a behavior of intimacy. e results indicate that the training improve their emission of behaviors linked to “know that”. Some improvement in behaviors linked to “know how” has been achieved, especially in the behavior of direct actions under control of the “here now”, but not satisfactorily. Replication of the training is encouraged with the use of other evaluation methods. e methods for evaluating the results of FAP therapist training are discussed and some guidelines are provided for future studies.

Keywords: therapist training, intimacy, functional analytic psychotherapy, supervision.

Resumen

El presente estudio veri ca los efectos de un entrenamiento de comportamientos de intimidad en el repertorio conductual de terapeutas en formación. El método consiste en la aplicación de un entrenamiento, de cinco horas de duración, impartido por una terapeuta con experiencia en la enseñanza de FAP. Los participantes son seis graduandos de Psicología de una Universidad. El entrenamiento es programado y evaluado con respecto al desarollo de conductas ligadas al “saber qué” y al “saber cómo”. El análisis de datos consiste en la evaluación de medidas previas y posteriores al entrenamiento, en las cuales los participantes describen comportamientos de intimidad que un terapeuta FAP puede emitir en un contexto terapeutico y participan de un escenario de role-playing de un contexto terapeutico, en el cual reciben la tarea de emitir comportamientos de intimidad. Los resultados indican que el entrenamiento promueve mejorías en la emisión de comportamientos ligados al “saber qué”. Alguna mejoría en los comportamientos ligados al “saber cómo” es obtenida, especialmente en el de dirigir acciones bajo control de las variables importantes de aqui y ahora de la sesión, aunque no sea de una manera satisfactoria. La replicación del entrenamiento es alentada con la utilización de diferentes métodos de evaluación. Esos métodos de evaluación de resultados de entrenamientos de terapeutas FAP son discutidos y fornecidas algunas diretrices para estudios futuros.

Palabras-clave: entrenamiento de terapeutas, intimidad, psicoterapia analítica funcional, supervisión.