Volume 7  |  número 2

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Efeitos de treinos sucessivo e concomitante sobre a recombinação de repertórios de cavar e escalar em Rattus norvegicus

Hernando Borges Neves Filho, Rodrigo Harder Ferro Dicezare, Alceu Martins Filho, Miriam Garcia-Mijares

 

doi: 10.18761/pac.2016.013

Resumo

A recombinação de repertórios é um processo comportamental relacionado a resolução de problemas e origem de comportamentos novos. O presente estudo teve por objetivo testar o efeito de treinos concomitante e sucessivo sobre a recombinação de dois repertórios: (a) cavar, e; (b) escalar, em ratos (Rattus norvegicus). Seis ratos foram alocados dois a dois em três condições de treino. Em uma condição, os repertórios foram treinados em duas sessões diárias, uma de cada repertório (condição concomitante, n=2). Na segunda condição, foram realizadas uma sessão por dia, e primeiro foi treinado o repertório de cavar, e depois de encerrado o treino de cavar, foi treinado o repertório de escalar (condição sucessiva, n=2). Em uma terceira condição (n=2), foi feito o treino sucessivo idêntico a segunda condição, com a adição de sessões de retomada do primeiro repertório treinado, antes do teste. Para testar a recombinação, os animais foram expostos a uma situação problema cuja solução exigia que cavassem e encontrassem uma fresta que dava acesso a escadas que chegavam em uma plataforma com comida, uma sequência de respostas nunca diretamente treinada. Todos os sujeitos, das três condições, resolveram a tarefa nal, porém com topogra as de resolução do problema distintas. Os sujeitos da condição concomitante resolveram o problema em menor tempo, em comparação com os demais sujeitos. Com base nos dados, são avaliados os efeitos de variáveis de treino sobre a recombinação de repertórios e os critérios utilizados para avaliar diferentes topogra as de solução de um mesmo problema.

Palavras-chave: resolução de problemas, comportamento novo, criatividade, insight, ratos

 

Abstract

The interconnection of repertoires is a behavioral process related to problem solving and the origins of new behavior. e present study observed the e ects of concomitant and successive training of (a) dig, and; (b) climb, upon the interconnection of repertoires in rats (Rattus norvegicus). Pairs of rats received di erent trainings before testing. In the rst condition, a pair of rats received two sessions per day, one of dig and the other of climbing (concomitant condition, n=2). A second pair of subjects rst learned to dig, and then to climb (successive condition, n=2). In a third condition (n=2), rats learned the two repertoires in a successive manner, and had retraining sessions of the rst trained repertoire before testing. To test the interconnection, rats were exposed to a new task that required a sequence of behav- iors never trained: the animals had to dig and nd a tunnel, which leaded to a ight of stairs containing food at its end. All subjects solved the nal task, but with di erent topographies of problem solving. Rats of the concomitant condition solved the problem in less time than rats in other conditions. A discussion is o ered regarding the general e ects of di erent training variables upon the interconnection of repertoires and the criteria used to evaluate di erent problem solving topographies.

Keywords: problem solving, new behavior, creativity, insight, rats

Resumen

La interconexión de repertorios es un proceso de comportamiento implicado en la solución de problemas y en el origen de nuevos comportamientos. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el efecto de diferentes regímenes de entrenamiento sobre la interconexión de dos repertorios: (a) excavar y (b) subir. Pares de ratas (Rattus norvegicus) fueron designadas a tres condiciones experimentales. En la primera condición, los repertorios fueron entrenados en sesiones intercaladas en el mismo día (entrenamiento concomitante, n=2); en la segunda condición, fue primero entrenado el repertorio de excavar y después el de subir (entrena- miento sucesivo, n=2); el entrenamiento en la tercera condición (n=2) fue semejante al del segundo, pero antes del teste fue realizado el entrenamiento concomitante de los dos reperto- rios. Para probar la interconexión, las ratas fueron expuestas a una nueva tarea: los animales tuvieron que cavar y encontrar un túnel, que lideró a un tramo de escaleras que contienen los alimentos en su extremo. Todas las ratas resolvieron el problema, pero mostraron diferentes topografías de resolución. Las ratas de la condición concomitante resolvieron el problema en menos tiempo que las ratas en otras condiciones. Una discusión se ofrece en relación con los efectos generales de las diferentes variables de entrenamiento sobre la interconexión de los repertorios y los criterios utilizados para evaluar las diferentes topografías de resolución de problemas.

Palabras-clave: solución de problemas, comportamiento nuevo, creatividad, insight, ratas