Volume 8  |  número 1

Resumo

Realizou-se pesquisa nos periódicos nacionais e internacionais a m de analisar as publicações que envolvem o procedimento de Constructed Response Matching to Sample (CRMTS), identi cando as variáveis de procedimento facilitadoras do aprendizado de re- pertórios de leitura e escrita. Os termos de busca utilizados estavam em língua portuguesa (anagrama, construção e cópia) ou em língua inglesa (Constructed response matching to sam- ple, anagram, constructed, construction e spelling). A sigla CRMTS também foi utilizada como termo de busca. Foram encontrados 571 artigos, sendo 35 selecionados para análise. O pro- cedimento de CRMTS tem se mostrado e ciente para demonstrar a emergência de relações de equivalência. A informatização do procedimento, o uso das unidades verbais mínimas e procedimentos de correção combinados se mostraram e cientes na geração de aprendizagem, porém os resultados acerca da generatividade têm mostrado variabilidade. As variáveis envol- vidas na propriedade generativa precisam ser melhor investigadas, bem como a generalização dos dados obtidos em ambiente controlado para ambientes naturais de aprendizagem.

Palavras-chave: CRMTS, spelling, discriminação condicional, equivalência de estímulos.

Abstract

Research was carried out in national and international journals in order to analyze the publications involving the Constructed Response Matching to Sample (CRMTS) pro- cedure, identifying variables that facilitate the learning of reading and writing repertoires. e search terms used were in Portuguese (anagrama, construção and cópia) or English (Constructed response matching to sample, anagram, constructed, construction and spelling). e CRMTS abbreviation was also used as a search term. Were found 571 articles, 35 were selected for analysis. e CRMTS procedure has been shown to be e cient for demonstrat- ing the emergence of equivalence relations. e combined use of computerized procedure, minimal verbal units and procedures for correcting showed e ciency in generating learning, however the results on the generativity have shown variability. e variables involved in the generative property need to be better investigated, as well as the generalization of data ob- tained in a controlled environment for natural environments of learning.

Keywords: CRMTS, spelling, condicional discrimination, stimulus equivalence.

Resumen

Se llevó a cabo la investigación en revistas nacionales e internacionales con el n de analizar las publicaciones relativos a procedimiento de Constructed Response Matching to Sample (CRMTS), com la identi cación de las variables de procedimiento de facilitación de aprendizaje de repertorios de lectura y escritura. Los términos de búsqueda utilizados fueron en portugués (anagrama, construção y copia) o Inglés (Constructed response matching to sample, anagram, constructed, construction and spelling). El acrónimo CRMTS también fue utilizado como un término de búsqueda. Fueran encontrados 571 artículos, 35 fueran seleccionados para el análisis. El procedimiento CRMTS ha demostrado ser e caz para de- mostrar la aparición de relaciones de equivalencia. La informatización del procedimiento, el uso de unidades verbales mínimas y la corrección de los procedimientos combinados fueran e cientes en la generación de aprendizaje, pero los resultados sobre la generatividad han mostrado variabilidad. Las variables que intervienen en la propiedad generativa necesitan más investigación así como la generalización de los datos obtenidos en ambiente controlado para los entornos naturales de aprendizaje.

Palabras-clave: CRMTS, spelling, discriminación condicional, equivalencia de estímulos.

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Uso do procedimento de Constructed Response Matching to Sample: uma revisão da literatura

Glenda Miranda da Paixão, Grauben José Alves de Assis

doi: 10.18761/pac.2016.038