Volume 8  |  número 1

Resumo

Embora o fazer Acompanhamento Terapêutico tenha sua importância reconhecida na Psicologia e na Análise do Comportamento, não há consenso quanto às classes de com- portamentos constituintes desse fazer e que têm sido utilizadas para de ni-lo. Esta re exão teórica objetivou caracterizar de forma crítica contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a de nição do Acompanhamento Terapêutico, além de propor que a Análise do Comportamento e a Programação de Ensino possuem recursos teórico-con- ceituais e tecnológicos para contribuir com essa de nição. A partir da análise da literatura, veri cou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido de nido por meio do uso de me- táforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico, apesar de contribuições da Modi cação de Comportamento, da Terapia Comportamental e da Análise Aplicada do Comportamento. Defende-se que a Análise do Comportamento e a Programação de Ensino possuem recursos para contribuir com uma de nição mais precisa do fazer Acompanhamento Terapêutico na Psicologia, por meio da caracterização e siste- matização das classes de comportamentos de nidoras desse fazer a partir de seus diferentes graus de abrangência.

Palavras-chave: Intervenção Terapêutica, formação do Psicólogo, Programação de Ensino, Classes de comportamentos.

Abstract

Despite that erapeutic Accompaniment has been recognized as an important intervention in Psychology and Behavior Analysis, there is no consensus regarding what be- havior classes are constituent and could de ne this intervention. is theoretical-conceptual study aims to critically characterize contributions of Psychology and Behavior Analysis to de- ne this intervention, besides proposing that Behavior Analysis and Teaching Programming have theoretical-conceptual and technological resources to contribute to this de nition. Based on the literature review, it was found that erapeutic Accompaniment has been de - ned using metaphors and as a subordinate service of a clinical psychologist despite the con- tributions of Behavior Modi cation, Behavioral erapy and Applied Behavior Analysis. It is argued that Behavior Analysis and Teaching Programming provide resources that contribute to a more precise de nition of erapeutic Accompaniment Intervention in Psychology. is might be done by characterizing and systematizing the behavior classes that constitute this intervention through di erent degrees of complexity.

Keywords: erapeutic Intervention, Psychologist training, Teaching Programming, Behavior classes.

Resumen

Aunque el hacer Acompañamiento Terapeutico tenga su importancia reconocida en la Psicología y en la Análisis de la Conducta, no hay consenso en cuanto a las clases de conductas constituyentes de este hacer y que se ha utilizado para de nirlo. Esta re exion teórica objetivou caracterizar críticamente diferentes contribuciones de la Psicología y de la Análisis de Conducta para la de nición de ese hacer, además de proponer que la Análisis de la Conducta y la Programación de Ensiño tienen recursos teórico-conceptuales y tecnológicos para contribuir con esta de nición. A partir de las análisis de la literatura, se veri có que el Acompañamiento Terapéutico ha sido de nido mediante el uso de metáforas y como un ser- vicio necesariamente subordinado al trabajo del psicólogo clínico, pesar de las contribuciones de la Modi cación de la Conducta, Terapia Conductual y Análisis Aplicada de la Conducta. Se argumenta que el Análisis de la Conducta y la Programación de Enseño disponen de re- cursos para contribuir a una de nición más precisa del hacer Acompañamiento Terapéutico en Psicología por medio de la caracterización y sistematización de las clases de conductas que de nen este hacer por medio de sus diferentes grados de complejidad.

Palabras-clave: Intervención Terapéutica, formación del Psicólogo, Programación de Enseño, Clases de conducta.

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Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento: Avanços e problemáticas nas definições deste fazer

Otávio Beltramello, Nádia Kienen

doi: 10.18761/pac.2016.034