Volume 6  |  número 1

O ensino de leitura em Bloomfield e na Análise do Comportamento

Djenane Brasil da Conceição, Maria de Lourdes R. F. Passos e Júlio César C. de Rose

 

doi: 10.18761/pac.2015.6.1.a01

 

 

 

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Resumo

Leonard Bloomfield foi um dos mais importantes linguistas do século XX, era behaviorista e influenciou muitos aspectos da obra de B. F. Skinner. Na década de 1930, Bloomfield elaborou um método de ensino de leitura, culminando na publicação de "Let's Read," em 1961. O procedimento de ensino básico consiste em apresentar pares de palavras que contrastam em apenas uma ou algumas letras e no planejamento cuidadoso da apresentação das relações grafema-fonema regulares, semirregulares e irregulares nestas palavras. As concepções de leitura de Bloomfield e de Skinner são muito semelhantes e o método bloomfieldiano para seu ensino é compatível com os procedimentos de ensino utilizados em análise do comportamento. Ambos consideram que um repertório básico de leitura, a emissão das respostas verbais vocais correspondentes ao texto impresso, que Skinner chama de comportamento textual, é pré-requisito para a leitura com compreensão, e defendem a elaboração de métodos de ensino que promovam a aprendizagem sem erros. Este artigo consiste numa análise do método do ensino de leitura de Bloomfield, à luz da análise comportamental, e em uma comparação entre estas perspectivas. A adaptação do método à língua portuguesa e sua combinação com princípios e procedimentos de instrução programada têm grande potencial para participar da solução do problema dos altos índices de analfabetismo funcional no Brasil.

Palavras-chave: ensino de leitura, comportamento textual, aprendizagem sem erros, Bloomfield, Skinner

 

 

Abstract

Leonard Bloomfield was one of the most important linguists of the twentieth century. He was a behaviorist, and influenced many aspects of B. F. Skinner's work. In the 1930s, Bloomfield developed a method for teaching reading, which culminated in the publication of "Let's Read" in 1961. His basic teaching procedure is to present pairs of words that contrast in just one or a few letters and to present regular, semi-regular and irregular grapheme-phoneme relations in those words. Bloomfield's and Skinner's concepts about reading are very similar and Bloomfield's method for teaching reading is also compatible with the teaching procedures used in behavior analysis. Both approaches consider that a basic repertoire of reading, the emission of vocal verbal responses corresponding to the printed text, called textual behavior by Skinner, is a prerequisite for reading with understanding. They advocate the development of teaching methods that promote errorless learning. This paper constitutes an analysis of Bloomfield's method for teaching reading in the light of behavior analysis, and a comparison of these perspectives. The adaptation of Bloomfield’s method to the Portuguese language and its combination with principles and procedures of programmed instruction have great potential toward solving the problem of high rates of illiteracy in Brazil.

Keywords: teaching reading, textual behavior, errorless learning, Bloomfield, Skinner

 

 

Resumen

Leonard Bloomfield fue uno de los lingüistas más importantes del siglo XX, era conductista e influyó en muchos aspectos de la obra de B. F. Skinner. En la década de 1930, Bloomfield desarrolló un método de enseñanza de lectura que culminó con la publicación de "Let's Read," en el año 1961. El procedimiento básico de enseñanza es presentar pares de palabras que contrastan en tan sólo una o unas pocas letras y planificación cuidadosa de la presentación de relaciones grafema-fonema regulares, semirregulares e irregulares, en estas palabras. Los conceptos de lectura de Skinner y Bloomfield son muy similares y el método de Bloomfield para enseñar a leer es compatible con los procedimientos de enseñanza utilizados en el análisis del comportamiento. Ambos consideran que un repertorio básico de lectura, la emisión de respuestas verbales vocales que corresponde al texto impreso, lo que Skinner llama comportamiento textual, es un requisito previo para la lectura con comprensión y abogan por el desarrollo de métodos de enseñanza que promueven el aprendizaje sin errores.  Este trabajo constituye un análisis del método de enseñanza de lectura de Bloomfield a la luz del análisis de la conducta, y una comparación de estas perspectivas. La adaptación del método a la lengua portuguesa y su combinación con los principios y procedimientos de instrucción programada tiene un gran potencial para participar en la solución del problema de las altas tasas de analfabetismo funcional en Brasil.

Palabras clave: enseñanza de lectura, comportamiento textual, aprendizaje sin errores, Bloomfield, Skinner