Volume 6  |  número 1

html

Compreensão após leitura dialógica: efeitos de dicas, sondas e reforçamento diferencial baseado em funções narrativas

Bianca da Nóbrega Rogoski, Eileen Pfeiffer Flores, Gilberto Gauche, Raquel Freire Coelho e Carlos Barbosa Alves de Souza

 

doi: 10.18761/pac.2015.6.1.a04

Resumo

A leitura compartilhada é considerada uma importante estratégia de desenvolvimento da linguagem. A leitura dialógica é um tipo de leitura compartilhada em que um adulto lê em voz alta, intercalando a história com diálogos e feedbacks sobre o texto e/ou as ilustrações. Este estudo investigou os efeitos da leitura dialógica sobre a compreensão de um romance infanto-juvenil em dois meninos de 9 e 10 anos. Dados de um estudo anterior com os mesmos participantes demonstraram pouco efeito das intervenções e serviram como linha de base para adaptações no presente estudo, que consistiu em formular perguntas a partir de funções importantes da narrativa e fornecer consequências de acordo com o desempenho da criança. Ambos apresentaram ganhos na compreensão da narrativa quando comparados à linha de base. Os resultados são discutidos em termos da importância, para a compreensão, do planejamento de dicas, sondas e consequências baseadas em dimensões temáticas relevantes da narrativa, aspecto raramente enfatizado em estudos sobre os efeitos da leitura dialógica.

Palavras-chave: leitura dialógica, comportamento verbal, compreensão, narrativa

 

Abstract

Shared reading is considered an important strategy for language development. Dialogic reading is a type of shared reading in which the adult reads out loud while asking questions and offering feedback about illustrations and text. This study assessed the effects of dialogic reading on comprehension of a children’s novel by two boys, aged 9 and 10. Data collected in a previous study with the same subjects showed little effects of interventions and served as baseline for changes implemented in the present investigation which consisted in improving scaffolding by providing prompts based on important narrative functions and following answers with feedback in accordance with the child´s performance. Both showed gains in story comprehension in comparison to baseline data. Results are discussed in light of the importance, for boosting comprehension, of planning prompts, probes and consequences based on relevant thematic dimensions of the story, an aspect seldom underlined in studies on the effects of dialogic reading.

Key words: dialogic reading, verbal behavior, comprehension, narrative

 

Resumen

La lectura compartida es considerada una importante estrategia para el desarrollo del lenguaje. Lectura dialógica es un tipo de lectura compartida en la que el adulto lee en voz alta al mismo tiempo en que plantea preguntas y ofrece retroalimentación para las respuestas. Este estudio investigó los efectos de la lectura dialógica en la comprensión de una novela infantil con dos niños de 9 a 10 años de edad. Los datos de un experimento anterior con los mismos participantes mostraron poco efecto de las intervenciones y fueron la base para los ajustes del presente estudio, en que se formularon preguntas a partir de funciones importantes de la narrativa y se proporcionó retroalimentación ajustada al desempeño del niño a cada momento. Ambos mostraron mejoras en la comprensión de la narrativa en comparación con una línea-base. Se discute la importancia, para impulsar la comprensión, de programar ayuda, sondeos y consecuencias a partir de dimensiones temáticas relevantes del texto, aspectos raramente enfatizados en estudios sobre lectura dialógica.

Palabras clave: lectura dialógica, comportamiento verbal, comprensión, narrativa