Volume 6  |  número 2

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"O Espião": Uma perspectiva analítico comportamental do desenvolvimento de jogos educativos de tabuleiro

Izadora Ribeiro Perkoski, Silvia Regina de Souza

 

doi: 10.18761/pac.2015.020

 

 

Resumo

Apesar do crescente uso de jogos para o ensino, falta embasamento teórico e em- pírico para seu desenvolvimento e avaliação. Uma das possibilidades para compreender o uso de jogos como ferramenta de ensino é enquadrar seu estudo e desenvolvimento em uma teoria da aprendizagem coerente. O presente artigo tem como objetivo sistematizar um pro- cedimento que foi utilizado para o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para ensinar a crianças comportamentos relacionados à prevenção do bullying. O referido jogo foi cons- truído a partir de uma visão analítico-comportamental e utilizou o procedimento iterativo de design. Para tanto, é realizada uma apresentação e discussão das principais características dos jogos educativos, do conceito de aprendizagem da Análise do Comportamento, dos prin- cípios da programação de ensino e de suas possíveis aplicações no desenvolvimento desses jogos. Em seguida, será descrito o jogo “O Espião” em suas características, seus objetivos e processo de desenvolvimento pelo procedimento iterativo de design de jogos. Devido à rele- vância social da criação de tecnologias com enfoque analítico-comportamental, espera-se que o presente estudo contribua para a apresentação do procedimento de design iterativo como uma opção coerente para o trabalho do analista do comportamento no desenvolvimento de jogos educativos

Palavras-chave: jogos educativos, game design, desenvolvimento de jogos, Análise do Comportamento.

 

 

Abstract

Despite the growing use of games in education, there is a gap in theoretical and empirical basis for its development and evaluation. One possibility to understand the use of games as a teaching tool is to frame their study and development in a coherent learning theory. This article aims to systematize the development of educational games by behavior analysts through the presentation of a board game, built from a behavior-analytic view and using the iterative process of design, aming to teach children behaviors related to bullying prevention. The most relevant features of educational games are presented. Then the principles of learning from a behavior analytic perspective, the principles of teaching programming and its possible applications in the development of educational games are discussed. Finally, the game “O Espião” is described in its features, its goals and development process by the iterative process of game design. Due to the social relevance of creating technologies with a behavior-analytic approach, it is expected that this study will contribute to the presentation of iterative design methodology as a coherent option for the behavior analyst to work developing educational games.

Keywords: educational games, game design, Behavior Analysis.

 

Resumen

A pesar del creciente uso de juegos en la educación, carecen de base teórica y empírica para su desarollo y evaluación. Una posibilidad de entender el uso de juegos como herramienta de enseñanza es enmarcar su estudio y el desarrollo de una teoría del apren- dizaje coherente. Este artículo tiene como objetivo sistematizar un procedimiento para el desarrollo de juegos educativos para los analistas del comportamiento con la presentación de un juego de mesa, construido a partir de una visión analitico-comportamental y mediante el proceso iterativo de design, para enseñar a los niños comportamientos relacionados a la prevención de la intimidación. Para ello, una presentación y discusión de las principales ca- racterísticas de los juegos educativos se llevan a cabo, el concepto de aprendizaje conductual, de los principios de la programación educativa y sus posibles aplicaciones en el desarrollo de estos juegos. Siguiente se describirá el juego “O Espião” en sus características, sus objetivos y su desarrollo por el proceso iterativo de design. Debido a la relevancia social de la creación de tecnologías con enfoque analítico conductual, se espera que este estudio contribuya para la presentación de una metodología coherente para el trabajo del analista de la conducta en el desarrollo de juegos educativos.

Palabras-clave: juegos educativos, game design, Análisis de la Conducta.