Volume 6  |  número 2

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Equivalência de estímulos no ensino de funções matemáticas de primeiro grau no ensino fundamental

Jader Otavio Dalto e Verônica Bender Haydu

 

doi: 10.18761/pac.2015.022

Resumo

Neste estudo foi investigado se o modelo da equivalência de estímulos é efi- ciente e eficaz no ensino e para a aprendizagem de funções matemáticas do primeiro grau. Participaram do estudo nove estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental, que foram sub- metidos a um pré-teste e um pós-teste escritos e a um procedimento de ensino no computa- dor. O software Equivalência foi usado para o ensino e teste de emergência das relações con- dicionais entre elementos da linguagem algébrica de funções do primeiro grau y=x+1, y=x+2, y=x-1, y=x-2. No computador, a tarefa foi dividida em quatro fases, cada uma compostas por blocos de ensino de relações condicionais, teste de relações emergentes e de generalização de estímulos. Após os testes, a emergência das relações entre tabelas, expressões e gráficos das funções y=x, y=x-3, y=x+4 e y=x+3 (generalização de estímulos) foi avaliada. Dentre os nove participantes, oito formaram as classes de equivalência e sete apresentaram generalização de estímulos. Esses resultados, consistentes com os apresentados na literatura, mostram o modelo da equivalência de estímulos como uma estratégia eficiente e eficaz de ensino e de aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Equivalência de Estímulos; Função do Primeiro Grau.

 

 

Abstract

In this study, it was verified if the stimulus equivalence paradigm is efficient and effective for teaching and learning mathematical first-degree functions. Nine students from the eighth grade of elementary school participated in this study, who underwent written pre- test and post-test and a teaching procedure on the computer. The software Equivalence was used for teaching and testing emergence of conditional relations between elements of algebraic language of first-degree functions y=x+1, y=x+2, y=x-1, y=x-2. On the computer, the task was divided in four phases, each one formed by training blocks, emergent relations ́ testes and stimuli generalization. After the tests, the emergence of relations between tables, expressions and graphs of the functions y=x, y=x-3, y=x+4 and y=x+3 (stimuli generalization) was as- sessed. Eight of nine participants formed equivalence classes and seven of the nine participants presented stimuli generalization. These results, consistent with the results presented in litera- ture, show stimulus equivalence paradigm as an efficient and effective strategy for teaching and learning Mathematics.

Keywords: Mathematics Education; Stimulus Equivalence; First-degree function.

 

 

Resumen

En este estudio se investigó si el modelo de la equivalencia de estímulos es efi- ciente y eficaz en la enseñanza y el aprendizaje de funciones matemáticas de primer grado. El estudio incluyó a nueve estudiantes del octavo grado de la escuela primaria, que se sometió a una pre-prueba y post-prueba escritas e a un procedimiento de enseñanza en la compu- tadora. El software Equivalencia se utilizó para la formación y las pruebas de las relaciones condicionales de emergencia entre los elementos de las funciones algebraicas de primer grado x + y = 1, x + y = 2, y = x-1, y = x-2. La tarea en la computadora se dividió en cuatro fases, cada una compuesta de bloques de enseñanza de las relaciones condicionales, prueba de las relaciones emergentes y generalización de estímulos. Después de las pruebas, la emergencia de relaciones entre tablas, gráficas de funciones y expresiones y = x, y = x-3, x + y = 4 e y = x + 3 (generalización de estímulos) fue evaluada. Ocho de los nueve participantes formaron las clases de equivalencia y siete de los nueve participantes mostraron generalización del estímulo. Estos resultados, en consonancia con los reportados en la literatura, muestran el modelo de equivalencia de estímulos como una estrategia eficiente y eficaz para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas.

Palabras-clave: Educación Matemática; Equivalencia de estímulos; Función del Primer Grado.