Volume 7  |  número 1

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Implicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemas

Natalia Maria Aggio, Lidia Maria Marson Postalli, Lucas Tadeu Garcia

 

 

 

doi: 10.18761/pac.2015.038

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção de pensamento segundo a Análise do Comportamento e discute como essa concepção influencia em questões educacionais, mais especificamente, sobre o ensino de habilidades de raciocínio e resolução de problemas. Considera-se que tanto os comportamentos de autogoverno quanto de solução de problemas envolvem manipulações ambientais que produzam comportamentos que irão aumentar a probabilidade de surgir o comportamento final de interesse. Nesse sentido, ensinar essas ha- bilidades é fundamental para ensinar a pensar. O trabalho também apresenta pesquisas que ilustram o ensino dessas habilidades.

Palavras-chave: pensamento, raciocínio, autogoverno, resolução de problemas, educação.

 

 

Abstract

This article presents a Behavior Analytic approach to thought and discusses how it can influence on educational issues, especially in what concerns planning strategies for teaching reasoning and problem-solving skills. Both self-management and problem-solving behaviors are considered to involve environmental manipulations that produce behavior, which increases the probability of evoking the final target behavior. In this sense, teaching those skills is essential for teaching a student to think. Some researches that have given expe- rimental support for that conceptual framework have been described.

Key-Words: thought, reasoning, self-management, problem-solving, education.

 

 

Resumen

Este artículo presenta la concepción de pensamiento de acuerdo con la Análisis del Comportamiento y discute como esta concepción ha afectado en cuestiones educaciona- les, sobre todo en relación a la enseñanza de habilidades de raciocinio y resolución de pro- blemas. Es considerado que tanto los comportamientos de autogobierno como de solución de problemas implican manipulaciones ambientales que produzcan comportamientos que au- mentarán la probabilidad de surgir el comportamiento final deseado. En este sentido, enseñar estas habilidades es fundamental para enseñar a pensar. El trabajo presenta investigaciones que ilustran la enseñanza de estas habilidades.

Palabras clave: pensamiento, raciocino, autogobierno, resolución de problemas, educación.