Volume 7  |  número 1

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Efeitos do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado

Marlon Alexandre de Oliveira, Mariéle Diniz Cortez, Julio de Rose

 

 

 

doi: 10.18761/pac.2015.026

Resumo

A literatura sobre correspondência fazer-dizer vem sugerindo variáveis que influenciam na acurácia do relato verbal. Este estudo investigou o efeito do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em uma tarefa de natureza competitiva (jogo computadorizado). Participaram seis crianças com idades entre cinco e dez anos. “Fazer” consistiu em um jogar no computador e “dizer” em relatar acertos ou erros, clicando em um de dois quadrados apresentados na tela do computador (verde para acertos e vermelho para erros). Foi utilizado um delineamento ABA com linha de base, situação de relato em grupo e retorno à linha de base para verificar a frequência de relatos correspondentes de erros e acertos. Ao final de cada sessão, o participante relatava para o experimentador ou para seus pares, a depender da condição experimental, o número de pontos obtidos na sessão. Os resultados demonstraram que a condição de relato em grupo produziu diminuição nos níveis de correspondência de relatos de erro para três dos seis participantes. O contexto de gru- po mostrou-se variável importante no controle da correspondência dos relatos de crianças. Sugere-se, ainda, a natureza da tarefa (jogo envolvendo competição) como um possível fator de controle da correspondência do relato de erros.

Palavras-chave: correspondência fazer-dizer, relato verbal, contexto de grupo, jogo computadorizado.

 

 

Abstract

The literature on do-say correspondence has been suggesting variables that could influence the verbal report accuracy. This study investigated the effects of a group context in children’s self-report on their performance in a competitive task (computerized game). Six children aged between five and ten years-old participated. “Doing” consisted on playing a computerized game and “saying” consisted reporting on the accuracy of the performance in the game by clicking on one of the two squares presented on the computer screen (green for hits and red for errors). An ABA design with baseline (LB1), group context and baseline return (LB2) was employed to verify the frequency of corresponding reports of hits and errors on each condition. At the end of each session, the participant reported, individually or in group, depending on the experimental condition, on how many points he/she obtained during the session. The results demonstrated that the group context produced a decrease in the levels of correspondence for three out of the six participants. The group context seems to be an impor- tant controlling variable on the children’s self-report accuracy. Thus, it is suggested the nature of the task employed (competitive game) as another possible variable to be considered in the controlling of the verbal report accuracy.

Key-words: do-say correspondence, self-report, group context, computerized game, children.

 

 

Resumen

La literatura sobre correspondencia hacer-decir viene sugiriendo variables que influencian en la precisión del relato verbal. Este estudio investigó el efecto del contexto de grupo en el autorelatos de niños sobre sus desempeños en una actividad competitiva (juego de ordenador). Participaron seis niños con edades entre cinco y diez años. ‘’Hacer” consistió en un jugar y “decir” en relatar aciertos o errores, clicando en uno de dos cuadrados presentados en la pantalla del ordenador (verde para aciertos y rojo para errores). Se utilizó un método ABA con estado inicial, situación de relato en grupo y retorno al estado inicial para verificar la frecuencia de relatos correspondientes de errores y aciertos. Al final de cada sesión, el partici- pante informaba al experimentador o a sus pares, dependiendo de la condición experimental, el número de puntos obtenidos en la sesión. Los resultados demostraron que la condición de relato en grupo una disminución en los niveles de correspondencia para tres de los seis participantes. El contexto de grupo se mostró una variable importante en el control de la correspondencia de los relatos. Se sugiere, además, la naturaleza de la tarea (juego de compe- ticíon) usada como otro posible factor a ser considerado en el control de precisión del relato.

Palabras clave: correspondencia hacer-decir, relato verbal, contexto de grupo, juego de ordenador.