Volume 7  |  número 1

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Ensino de Discriminações Condicionais de Sentenças Sobre a Emergência de Relações Sintáticas para Surdos

Rafael Ernesto Arruda Santos, Grauben José Alves de Assis, Marilu Michelly Cruz de Borba

 

 

 

doi: 10.18761/pac.2015.033

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o ensino de discriminações condicionais de palavras e sentenças sobre a emergência de relações sintáticas a partir da construção de sen- tenças nas asserções afirmativas, na composição sujeito-verbo-complemento (SVC) e nega- tivas, na composição sujeito-advérbio de negação (“NÃO”)-verbo-complemento (SAVC) em crianças surdas. Os participantes já apresentavam repertório em Libras e não apresentavam repertório em português antes do procedimento (avaliados por pré-testes). O estudo usou três conjuntos de estímulos: A – Sinais em Libras, B – palavras escritas em português e C – figuras. O procedimento adotado foi o emparelhamento com o modelo (MTS) para ensinar a leitura de palavras. Após pré-testes, treino e testes com MTS, o participante foi exposto ao procedimento de emparelhamento de acordo ao modelo por resposta construída (CRMTS) para o ensino das sentenças afirmativas (SVC) e negativas (SAVC). Em seguida, testes espe- cíficos por CRMTS avaliaram a formação de novas sentenças. Os resultados apresentaram uma variabilidade comportamental entre 60% a 80%. Os três participantes foram capazes de selecionar as palavras nas ordens programadas, apesar do controle por determinadas letras ou sílabas ter ocorrido. A utilização do CRMTS para a construção de sentenças foi efetiva.

Palavras-chave: Controle de estímulos, equivalência de estímulos, sentenças, surdez.

 

 

Abstract

The aim of this study was to evaluate the teaching of conditional discriminations of words and sentences on the emergence of syntactic relations from the construction of sen- tences in affirmative assertions in subject-verb-complement composition (SVC) and nega- tive, in the composition subject-adverb negation (“NÃO”) - verb-complement (SAVC) in deaf children. Participants have already submitted repertoire in Libras and showed no repertoire in Portuguese before the procedure (evaluated by pretesting). The study used three sets of stimuli: A - Signs in Libras, B - words written in Portuguese and C - figures. The procedure adopted was the matching-to-sample (MTS) to teach reading words. After pre-testing, training and testing with MTS, the participant was exposed to the constructed response matching- to-sample (CRMTS) for the teaching of affirmative sentences (SVC) and negative (ACLS). Next, specific tests for CRMTS evaluated the formation of new sentences. The results showed a behavioral variability between 60% and 80%. The three participants were able to select the words in the scheduled orders, despite the control of certain letters or syllables have occurred. The use of CRMTS to construct sentences was effective.

Key-words: Stimulus control, stimulus equivalence, sentences, deafness.

 

 

Resumen

El objetivo de este estudio se realizo para la enseñanza discriminación condicio- nal de palabras y frases en el surgimiento de las relaciones sintácticas de la construcción de frases en afirmaciones positivas, en la composición del sujeto-verbo-complemento (SVC) y negativas, en la composición de la negación sujeto-adverbio (“NO”)-verbo-complemento (SAVC) en niños sordos. A los participantes ya se les presento unos estudios y no tenian estudios del Idioma Portugues antes del procedimiento (evaluados por el ensayo previo). El estudio utilizó tres tipos de estímulos: A - Señales en Libras, B - palabras escritas en portugués y C - figuras. El procedimiento adoptado era el vínculo con el modelo (MTS) para enseñar a leer palabras. Después de la pre-prueba, formación y pruebas con MTS, el participante se ex- puso al procedimiento de emparejamiento de acuerdo a el modelo de su respuesta construida (CRMTS) para la enseñanza de frases afirmativas (SVC) y negativas (SAVC). A continuación, las pruebas específicas para evaluar CRMTS la formación de nuevas sentencias. Los resulta- dos mostraron una variabilidad de comportamiento entre 60% y 80%. Los tres participantes fueron capaces de seleccionar las palabras entre los pedidos programados, a pesar del control de ciertas letras o sílabas se han producido. El uso de CRMTS para construir frases fue eficaz.

Palabras clave: control de estímulos, equivalencia de estímulos, sentencias, sordos.

 

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