Volume 7  |  número 1

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Ensino de aplicação de tentativas discretas a cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo

Luciene Afonso Ferreira, Álvaro Júnior Melo e Silva, Romariz da Silva Barros

 

 

 

doi: 10.18761/pac.2015.034

Resumo

Intervenção implementada por cuidadores pode ser uma alternativa plausível no contexto brasileiro para a disseminação da intervenção analítico-comportamental ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a escassez ainda vigente de profissionais formados nessa área e a baixa disponibilidade de serviços públicos voltados a esse fim. O presente estudo verificou o efeito de um procedimento de ensino para implementação de tentativas discretas sobre o desempenho de cinco cuidadores de crianças diagnostica- das com autismo. O procedimento ocorreu em três etapas, pré-teste, treino e pós-teste. Os resultados mostraram que todos os participantes alcançaram precisão de desempenho apresentando 100% de acertos de acordo com o protocolo de avaliação preestabelecido. O procedimento de treino adotado foi eficiente para o ensino por tentativas discretas a cuidadores de crianças autistas.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Análise Aplicada do Comportamento; Treino de cuidadores.

 

 

Abstract

Caregiver-implemented intervention has been a plausible alternative in the Brazilian context for dissemination of behavior analytic intervention in Autism Spectrum Disorder (ASD), considering the still prevailing shortage of trained professionals in this field and the low availability of public services aimed at this end. This study evaluated the effect of a teaching procedure to discrete trial implementation on the performance of five caregivers of children diagnosed with autism. The procedure comprised three phases: pre-test, training, and post-test. The results showed that all the participants achieved performance accuracy where 100% correct according to predetermined evaluation protocol. The training procedure carried out was considered efficient to teach discrete trial implementation to caregivers of children diagnosed with autistic.

Key-words: Autism Spectrum Disorder; Applied Behavior Analysis; Training caregivers.

 

 

Resumen

La intervención implementada por los cuidadores ha sido una alternativa plau- sible en el contexto brasileño para la propagación de la intervención basada en Análisis Conductual para el trastorno del espectro autista (TEA), teniendo en cuenta la escasez todavía prevaleciente de profesionales capacitados en esta área y la baja disponibilidad de los servicios públicos destinados a este propósito. Este estudio evaluó el efecto de la enseñanza de la implementación de ensayo discreto sobre el desempeño de cinco cuidadores con un cómplice. El procedimiento se llevó a cabo en tres etapas: pre-test, entrenamiento y post-test. Los resultados mostraron que todos los participantes han logrado presentar con precisión el rendimiento 100% correcto según el protocolo de evaluación predeterminado. El procedimiento de entrenamiento ha sido considerado eficiente para la enseñanza de los ensayos discretos a los cuidadores de niños diagnosticados autistas.

Palabras clave: Trastorno del espectro autista; Análisis Aplicado de la Conducta; Formación de Cuidadores.