Volume 7  |  número 1

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Uma abordagem comportamental para a descrição de competências em uma instituição pública federal

Camila Carvalho Ramos, Thiago Dias Costa, Aécio Borba, Romariz da Silva Barros

 

 

 

 

doi: 10.18761/pac.2015.029

Resumo

O modelo de Gestão por Competências foi instituído no Brasil por meio do Decreto 5.707/2006 para nortear o desenvolvimento de pessoal na Administração Pública Federal. Apesar de muitas organizações buscarem implantar este novo modelo de gestão, o conceito de competência tem se mostrado impreciso e controvertido. Além disso, pouca atenção tem sido dada para a formulação das competências, que é a base de todo o modelo de gestão. Os objetivos do presente estudo foram a) avaliar a eficácia de se aplicar as categorias de falsos objetivos educacionais, e outros cuidados metodológicos apontados na literatura, para avaliar e contornar problemas de formulação de competências no contexto organizacional e b) à luz dessa avaliação, discutir inadequações quanto ao termo competência e apontar para a utilização do termo comportamento como alternativa que contribua para a redução de controvérsia terminológica. O estudo, realizado em uma instituição pública federal, foi dividido nas seguintes fases: 1) Mapeamento de Competências; 2) Categorização e 3) Análise das descrições das competências. Como resultado do mapeamento, foram identificadas 191 competências, das quais 93,20% apresentaram pelo menos uma das condições problemáticas apontadas na literatura. Os resultados confirmam a adequação da abordagem comportamen- tal para aprimorar a descrição de competências. A categorização das falhas de formulação, desenvolvida no contexto educacional, se mostrou útil para o contexto organizacional. Estudos subsequentes devem explorar o possível impacto do procedimento aqui descrito sobre a efetividade de etapas seguintes do gerenciamento por competências.

Palavras-chave: Competência, Gestão por Competências, Análise do Comportamento, Serviço Público Federal

 

Abstract

The Competence Management Model was introduced in Brazil by mean of Decree 5.707/2006 to guide the development of personnel in the Federal Public Administration. Although many organizations seek to implement this new management model, the concept of competence turned out to be imprecise and controversial. Besides that, little attention has been given to the formulation of competences, which is the basis of the whole management model. The purposes of the current study were a) evaluate the efficacy of applying categories of false educational objectives, and other methodological recommendations found in the litera- ture, to evaluate and overcome problems in competence formulation in organizational context, and b) in light of such evaluation, discuss inadequacy of the term “competence” and suggest the use of the term “behavior” as a contributing alternative to reduction of terminological controversy. The study was conducted in a federal public institution and was divided into the following phases: 1) Competency Mapping, 2) Categorization, and 3) Analysis of the descrip- tions of competencies. As a result of the competence mapping process, we have identified 191 competencies, 93.20% of which presented at least one of the problematic elements pointed in the literature. The results confirm the suitability of the behavioral approach to improve the description of competencies. The categorization of problematic formulations, developed in the educational context, proved useful to the organizational context. Subsequent studies should explore the possible impact of the procedure here on the effectiveness of subsequent stages of management competence.

Keywords: Competence, Competence Management, Behavior Analysis, Federal Public Service

 

Resumen

El modelo de Gestión por Competencias se estableció en Brasil a través del Decreto no 5.707/2006 para guiar el desarrollo del personal de la Administración Pública Federal. Aunque muchas organizaciones tratan de implantar este nuevo modelo de gestión, el concepto de competencia se ha demostrado inexacto y es objeto de controversia. Además, se ha dado poca atención a la descripción de competencias, que es la base de todo modelo de gestión. Los objetivos de este estudio fueran a) evaluar la efectividad de la aplicación de las categorías de falsos objetivos educativos y otras recomendaciones metodológicas reportados en la literatura, para evaluar y superar problemas de formulación de competencias en el contexto de la organización, b) a la luz de esta evaluación, analizar las deficiencias en relación a el término “competencia” y sugerir la utilización del término “conducta” como una alternativa que contribuye a la reducción de la controversia terminológica. Este estudio se llevó a cabo en una institución pública federal y fue dividido en las siguientes fases: 1) realización del mapa de competencias; 2) categorización y 3) análisis de las descripciones de las. Como resultado del mapeo, se identificaron 191 competencias, de los cuales 93,20% tiene al menos una de las con- diciones problemáticas mencionado en la literatura. Los resultados confirman la idoneidad del enfoque conductual para mejorar la descripción de las competencias. La categorización de los errores de formulación, desarrollada en el contexto educativo, se mostró útil para el contexto organizacional. Estudios posteriores deben estudiar el posible impacto del procedimiento descrito aquí sobre la eficacia de los pasos siguientes en la gestión por competencias.

Palabras-clave: competencia, gestión por competencias, Análisis de la Conducta, servicio público federal