Volume 7  |  número 2

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Comparação entre os procedimentos de pareamento ao modelo simultâneo e atrasado com resposta construída sobre o ensino de leitura de sentenças  

Taynan Marques Bandeira, Grauben José Alves de Assis, Carlos Barbosa Alves de Souza

 

doi: 10.18761/pac.2016.012

Resumo

O procedimento de pareamento ao modelo com resposta construída tem sido usado no ensino de leitura de palavras. A resposta é construída com a seleção dos componentes individuais, apresentados como estímulos-comparação, condicionalmente ao estímulo-modelo. Pode ser construída simultaneamente à presença do modelo ou com atraso, após sua apresentação e remoção. O presente estudo verificou o efeito dos treinos da resposta construída na presença e ausência do modelo, nos repertórios de produção e leitura de sentenças. Participaram sete crianças com repertório mínimo de discriminação sílabas/palavras, que não leram ou construíram as 32 sentenças do estudo. Antes do ensino das sentenças, cada participante foi exposto ao ensino das palavras que tiveram erros de leitura do Pré-teste inicial. Com um delineamento de sujeito único com tratamento alternado, todos foram submetidos aos dois treinos, com dois conjuntos diferentes de sentenças. Os dados mostraram que todos os participantes aprenderam a construir sentenças e mantiveram esse desempenho nos dois treinos, e demonstraram o responder textual e leitura com compreensão das sentenças. A diferença de acertos entre os procedimentos não ultrapassou 20%. Discutiram-se variáveis importantes na utilização desses treinos e direções para estudos futuros.

Palavras-chave: CRMTS com e sem atraso, produção e leitura de sentenças, controle de estímulos.

 

Abstract

Constructed-response matching-to-sample is often used to teach reading. The response is established with single element selection presented as comparison stimulus conditionally to the model stimulus. It may be constructed simultaneously to the presence of the model or with delay, following its presentation and removal. This study assessed the constructed-response training effect depending on the model’s presence and absence. Participants were seven children with a minimum repertoire of syllables and words discrimination, who did not read or construct the 32 sentences. Before the sentence teaching, each participant was exposed to a words teaching for the words they presented mistakes in reading of the initial pre-test. Single-case design with alternating treatment was employed. All participants were underwent to both training with two different sentences set. The data showed that all participants learned to construct sentences and they maintained performance in both training. They also dem- onstrated textual response and reading comprehension. The difference in correct responses between the procedures did not exceed 20%. Important variables in the use of these trainings and directions for future studies were discussed.

Keywords: CRMTS with and without delay, sentence production and reading, stimulus control.

 

Resumen

El procedimiento de igualación a la muestra con respuesta construida se ha utilizado en la enseñanza de la lectura de palabras. La respuesta es construida con la selección de los componentes individuales de las palabras, presentados como estímulos de comparación condicionalmente al estímulo muestra. La respuesta puede ser construida simultáneamente a la presencia del estímulo muestra, o con atraso. El presente estudio investigó el efecto del entrenamiento de la respuesta construida en la presencia y ausencia del estímulo muestra, sobre la producción y lectura de frases. Participaron siete niños con un repertorio mínimo de discriminación de silabas y palabras, que no leyeron o construyeron en el pre-test las 32 frases del estudio. Antes de la enseñanza de las frases, los participantes fueron enseñados a leer las palabras leídas incorrectamente en el pre-test. Empleando un diseño de sujeto único con tratamiento alternado, todos participantes fueron sometidos a los dos tipos de entrenamiento, con dos conjuntos diferentes de frases. Los resultados mostraron que todos los participantes aprendieron a construir frases y mantuvieron el desempeño en todos los entrenamientos, y demostraron responder textual y lectura con comprensión de las frases. La diferencia en los aciertos entre los procedimientos no excedió el 20%. Se discuten las variables que pueden haber sido importantes en la implementación de los entrenamientos y posibilidades para estudios futuros.

Palabras-clave: igualación a la muestra simultáneo y con atraso con respuesta construida, producción y lectura de frases, control de estímulos.