Volume 7  |  número 2

html

Clínica analítico-comportamental no Brasil: histórico, treinamento e supervisão

Renatha Rafihi-Ferreira, Deivid Regis dos Santos, Felipe Alckmin-Carvalho, Maria Rita Zoega Soares

 

doi: 10.18761/pac.2016.001

Resumo

O Brasil é um dos países que mais se destaca na formação clínica de analistas do comportamento. No presente estudo é apresentado um breve histórico da terapia analítico-comportamental, com seu surgimento e evolução da área no Brasil, incluindo as terapias de modificação do comportamento, com base filosófica no Behaviorismo Metodológico, até as Terapias de Terceira Onda, fundamentadas no Behaviorismo Radical. Ressalta-se a importância de habilidades do terapeuta ao atendimento clínico, com a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento de vínculo genuíno e positivo com o cliente, observação, identificação, descrição de como operacionalizar e analisar funcionalmente os comportamen- tos problema. São apresentadas considerações sobre a relação supervisor-supervisionando e sobre o papel do supervisor na aquisição de repertórios básicos na formação do clínico iniciante. Por fim, são descritos recursos que podem ser utilizados pelo supervisor para facilitar o desenvolvimento de habilidades em seus supervisionandos, como o ponto de escuta eletrônico, a observação direta a partir de salas com espelho unidirecional e as gravações de áudio e vídeo. Espera-se que esse artigo seja útil para práticos da clínica analítico-comportamental e sirva também como recurso didático para professores das disciplinas de Análise do Comportamento na graduação de universidades brasileiras.

Palavras-chave: psicologia clínica, análise do comportamento, terapia comportamental, treinamento e supervisão

 

Abstract

Brazil stands out as one of the best countries offering clinic education for behavior analysts. This study presents a brief history of analytical-behavioral therapy, from its birth and evolution in Brazil to behavior conditioning therapies, philosophically based on Methodological Behaviorism, including even Third Wave Therapies, grounded on Radical Behaviorism. It’s important to mention the therapist’s skills in clinical work, discussing issues related to the genuine and positive bond developed with the client when observing, identifying, describing how to functionally operate and analyze problem behavior. Considerations about the relationship between supervisor and supervised students are presented, as well as about the supervisor’s role when acquiring basic knowledge in the study of clinical therapy. Lastly, some resources are described that can be used by the supervisor to help with the skills development of their supervised students, such as the electronic listener, the direct observation from unidirectional mirror rooms and audio and video recordings. It is expected that this article will be useful for analytical behavioral clinic practitioners and can also be used as a didactic resource for professors of Behavioral Analysis subjects for undergraduate degree students in Brazilian Universities.

Keywords: clinical psychology, behavior analysis, behavior therapy, training and supervision.

Resumen

Brasil destaca por su formación clínica en el Análisis Conductual. Se expone un breve desarrollo histórico de la terapia basada en el análisis conductual, desde su nacimiento, abarcando las terapias de modificación de la conducta con base filosófica, el conductismo metodológico y las terapias de tercera generación, fundamentadas en el Conductismo radical. Se destaca la importancia de la alianza terapéutica cimentada en el desarrollo de un vínculo auténtico y positivo entre el terapeuta y el paciente, así como las habilidades de observación, identificación, descripción, operativización de las variables y el análisis funcional de la conducta problema. Se ofrecen fundamentos sobre la relación supervisor-supervisado y sobre la función del supervisor en la adquisición del repertorio conductual básico en la formación del supervisado. Finalmente se describen los recursos utilizados por el supervisor para facilitar el desarrollo de habilidades en sus supervisados, como el intercomunicador intrauricular, la observación directa a través del espejo unidireccional y las grabaciones de audio y vídeo. Se espera que este articulo sea útil para los iniciados y como recurso educativo para los profeso- res universitarios, en el análisis funcional de la conducta clínica.

Palabras-clave: Psicología clínica, análisis conductual, terapia conductual, capacitación y supervisión.